Deserto do Atacama

Ir para página inicial

Monotonia é uma palavra que não se encaixa na descrição do deserto mais seco do mundo que encanta com lagoas salgadas, vulcões ativos e formações rochosas surpreendentes.

 

Centenas de quilômetros de paisagens imutáveis podem parecer impressionantes mas as inusitadas formações rochosas  marcam o Deserto do Atacama na região Norte do Chile. Os belos oásis e salares, tornam a viagem repleta de opções de passeios desde geladas expedições aos vapores matutinos dos Gêiseres de El Tatio até ensolarados tours de bicicleta em lagoas salgadas de um azul impressionante.

 

Prepare-se para passar muito filtro solar e beber muita água já que se trata do deserto mais seco do mundo  que faz muito calor à tarde e durante a noite muito frio.

 

Há dois motivos que explicam o excepcional  céu atacamenho. A baixa umidade do ar e o deserto que ocupa uma área equivalente aio Estado do Paraná. Com o chão escuro e o céu aberto o universo se abre aos olhos de quem o contempla desde o Atacama.

 

Os hotéis fazem questão de manter bem baixinhas as luzes das áreas externas. Pode se seguir pelas pequenas tochas que iluminam apenas o caminho para chegada até o lobby do Tierra Atacama  um dos melhores hotéis boutique.

 

Em toda a vila de San Pedro as casas são construídas em harmonia com a natureza. São térreas e feitas com pedras e adobe para manter o clima do deserto  intacto.

 

Os turistas que vão ao deserto do Atacama passam o dia todo em excursões que exploram as belezas naturais do deserto e no período da noite procuram um lugar  para comer e relaxar na na  principal rua, Calle Caracoles.

 

Um passeio  incrível que não exige muito esforço físico é o tour pelos Vales da Lua e da Morte e ficam a 20 km de San Pedro. Cânions, dunas e precipícios fazem parte da caminhada pelo Vale da Morte, um passeio voltado a contemplação das paisagens por meio de mirantes.

 

Caminhadas leves fazem parte do passeio ao Vale da Lua com paradas estratégicas. A primeira  é em meio aos paredões enormes de gesso e sal.  Importante o silencia para poder ouvir os estalos que vem das pedras provocado pela dilatação das rochas. Dentre as paradas em mirantes, as Três Marias ( conjunto de três pedras compridas que parecem obra de escultor).

 

Ver o por do sol em uma das lagoas é uma experiência inesquecível. A gama de cores , desde o amarelo até um rosa forte do céu se reflete nas montanhas e vulcões do lado oposto e nas lagoas cristalinas. Uma das mais procuradas é a Lagoa Cejar  que além do belo visual possui água azul quentinha  e bordas branquinhas de sal. Fica a 20 km de San Pedro e pode ser percorrida de bicicleta.

 

O passeio mais famoso com duração de dia inteiro é o Geiseres de El Tatio que requer acordar cedo , suportar o friozinho da manhã. Quanto mais cedo você chegar em El Tatiomais frio estará e maiores serão os vapores resultantes do choque escaldante de origem vulcânica e a baixa temperatura do ar.

 

Outro passeio imperdível de dia inteiro é o Salar de Tara no roteiro. Fica a cerca de 140 km distante  da vila de San Pedro. Salar de Tara exibe uma porção de cores. Bege alaranjado da areia do solo e das formações rochosas, seguido  pelo preto das pedras de origem vulcânica, o azul e verde do lago repleto de plantinhas e o amarelo forte da vegetação  do deserto conhecida como paya brava.

 

Os documentos necessários para entrada no Chile são passaporte ou RG  legível emitido com menos de 10 anos.

 

Faz sol o ano todo no Atacama. Nebulosidade e chuvinhas ocorrem no verão em janeiro e fevereiro. No inverno pode fazer muito frio a noite chegando a -10C. Entre junho e agosto as montanhas e campos mais altos ficam cobertos de neve. Para driblar os problemas de temperatura e chuvas procure ir  de setembro a novembro ou de abril a junho que também irá aproveitar as tarifas promocionais de baixa temporada.

 

O deserto do Atacama fica ao norte do Chile a 1600 km de Santiago perto da fronteira com a Bolívia e o Peru. San Pedro de Atacama é a cidade base para explorar as atrações do deserto.

 

A hotelaria de Atacama especializou se em oferecer ótimos hotéis, bem integrados com a natureza, serviços de primeira, sistema all inclusive que contempla não apenas refeições gourmet  e bebidas mas também passeios diários.