Dicas Úteis
Ir para página inicial
Bagagem
Bagagem de mão

Segundo a Infraero, a bagagem de mão não pode ultrapassar 115cm (considerando altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5kg. 

Prefira levar na bagagem de mão itens essenciais ou aparelhos portáteis, como:
- Dinheiro e cartões;
- Documentos;
- Objetos de valor ou frágeis: jóias, notebook, câmera, celular e aparelho de mp3 (todos desligados). Embora não seja permitida a utilização de alguns aparelhos durante o voo, é mais seguro que eles estejam na sua bagagem de mão;
- Remédios (acompanhado de prescrição médica, carimbada e assinada);
- Casacos ou uma troca de roupas (para caso de conexões longas);
- Revista ou livro para ler durante a viagem;
- Alimentação para crianças e bebês, somente a quantidade suficiente para ser usada no voo.

Não podem ser transportados objetos cortantes e perfurantes, como alicates, facas, tesouras, canivetes.  Líquidos, géis ou pastas (xampu, condicionador, desodorante, pasta de dente, perfume, garrafas de água etc.) só podem ser transportados em frascos de até 100 ml, embalados em sacos plásticos transparentes vedados. Frasco com volume maior que 100 ml, mesmo que parcialmente cheio, deve ser despachado na bagagem comum ou descartado.
Perfumes e bebidas adquiridos no Duty Free Shop devem estar lacrados e com nota fiscal, mesmo assim, estão sujeitos a averiguação em aeroportos internacionais, de acordo com a legislação de cada país.

www.infraero.gov.br
Bagagem para vôos nacionais

As companhias aéreas estabelecem critérios por peso ou quantidade de peças (malas). Geralmente, em voos domésticos, é permitido despachar até 23kg de bagagem. O excesso é cobrado por quilo, a companhia pode se negar a transportar o excesso de bagagem ou ainda optar por transportá-lo em outro voo.  As regras e cobranças para excesso de peso de bagagem variam em cada companhia aérea e também para cada destino. Por isso, antes de fazer as malas, confira as regras com a sua companhia aérea.


Por questões de segurança, não é permitido o transporte de substâncias tóxicas, corrosivas, armas de fogo e munição.

Bagagem para vôos internacionais

As companhias aéreas estabelecem critérios por peso ou quantidade de peças (malas). Nos voos internacionais a quantidade de bagagem e o peso podem variar de acordo com a companhia aérea e com destino da viagem. Entre em contato com a companhia aérea pela internet ou pelo telefone, caso tenha dúvida, consulte seu agente de viagens.  O excesso de bagagem é cobrado por quilo, a companhia pode se negar a transportar a bagagem excedente ou optar por transportá-la em outro voo.


Por questões de segurança, não é permitido o transporte de substâncias tóxicas, corrosivas, armas de fogo e munição.