Lima

Ir para página inicial

O Peru conta com uma grande quantidade de recursos naturais. Dos ótimos frutos do mar do Pacífico ao vegetais dos Andes, ervas e peixes.

 

O prato tradicional, ceviche feito com fatias de peixe misturado com suco de limão, sal, alho, cebola- roxa e pimenta. Deixa tudo marinando e em poucos minutos esta pronto o ceviche.

 

O refrigerante tradicional é o Inca Kola, nacional de cor amarela e gosto de tuti fruti com guaraná. O ceviche pode ser feito com diversos peixes como linguado, polvo, lula, atum. A guarnição é feita de milho e batata doce cozidos. Nas praças podem ver apresentações de salsa. Em Lima os melhores restaurantes não são os franceses nem italianos, são os de comida peruana.

 

No bairro de San Isidro chique  com prédio novos e hotéis de luxo,  abriga um dos sítios arqueológicos mais famosos do Peru.

 

Outro bairro de Lima é o Barranco, com casas de veraneio do tempo colonial. Nesse bairro o ritmo é o pena , ritmo criollo muito dançado nos bailes da cidade. Jovens, turistas , intelectuais se reúnem nos barzinhos ao redor da Plaza Municipal.  Lembrando os bares da Lapa no Rio de Janeiro e a Vila Madalena em São Paulo.

 

As festas mais famosas são as do Rústica Costa Verde, com pistas de dança lotadas e as da Pena  Del Carajo que com 10 anos de tradição foi eleita a melhor da cidade.

 

Em alguns pontos do centro histórico, os carros não transitam. Em frente a Catedral da Sé de Lima se encontra o churrasco chamado anticucho feito de carne de alpaca, um tipo de camelo andino, primo do Ilhama.

 

Dentre as opções de hospedagem em Lima destacam –se o San Augustin Colonial que fica entre os bairros de San Isidro e Miraflores, suas escadarias e seus quartos com paredes brancas são decorados com obras da época colonial limenha.  O recém inaugurado Novotel que tem decoração moderna, centro de recreação pra crianças, piscina aquecida. O hotel Libertador tem janelas amplas , sala de ginástica, jacuzzi e sauna. O hotel Sheraton que fica a poucos passos da Plaza de Armas. O Marriott que fica no coração de Miraflores. Pela localização e fácil acesso as principais áreas do bairro , inclusive no Shopping Larcomar.

 

Dentre as opções de passeios estão a Plaza Kennedy, ponto de encontro para quem gosta do clima do bairro residencial, comidas de rua e música ao vivo.


Existem dois  sítios arqueológicos : Huaca Pucllana e o Huaca Huallamarca ambos construídos entre os anos 200 e 700 dc com templos de adoração e sacrifícios humanos.

 

No centro existem duas atrações religiosas. A Catedral de Lima construída em 1555 que abriga os restos mortais do conquistador espanhol Francisco Pizarro e inúmeras obras de arte em ouro e prata. A outra atração é o Monastério de São Francisco de Assis que alcançou a fama pela exposição de suas catacumbas com milhares de ossadas e pela beleza de suas salas internas abertas ao público em 1962.
Os cassinos são legalizados. Dentre os melhores está o hotel Marriott  Miraflor com mais de 200  máquinas de caça níqueis, mesa de pôquer, bingo e roleta. Destaque da casa noturna é a Gótica no shopping Larcomar, a preferida das celebridades peruanas. Lima tem cinco pubs que não cobram entrada e vendem bebidas a preço econômico.

 

O melhor período para viajar a Lima , uma cidade costeira e a maior parte do ano com temperatura média de 21 graus. Entre maio e agosto, que é no outono e inverno o céu fica acinzentado e mesmo com o calor  não se vê um raio de sol. A forma como as pessoas de Lima inventaram para espantar os meses nebulosos foi pintar as casas e prédios públicos de cores fortes. Entre setembro e abril , o céu é azul.

 

Os documentos necessários são RG com máximo de 10 anos  ou passaporte. O visto não é obrigatório. O governo exige o comprovante de vacina contra febre amarela tanto na entrada quanto na saída do país.