Maceió

Ir para página inicial

Maceió não é a capital mais vibrante do Nordeste, a população não passa de 920 mil habitantes. Em contrapartida a cidade tem uma orla urbana que é tida como a mais bonita do Nordeste entre Pajuçara e Jatiúca. Com charmosos coqueiros entortados pelo vento e um mar tão cristalino e esverdeado que seduzem os turistas. A capital do Alagoas, é um lugar onde natureza não mediu esforços. São quase 40 km de praias paradisíacas, piscinas naturais, um mar de águas mornas e tranqüilas e de uma cor inigualável.

 

Maceió destaca-se por sua beleza exuberante, encravada entre coqueiros, mangues e um belíssimo mar. O que mais chama a atenção de quem chega à Maceió são suas praias, cuja cor do mar varia - ora verde, ora azul - e o sol.

 

Os moradores se dedicam a atividade da maricultura que em média mensalmente fornecem 8 mil ostras aos restaurantes. Existe um passeio que leva os turistas até onde as ostras são criadas.

 

Na Praia de Ponta Verde, - A praia de mar calmo e águas transparentes, muitos coqueiros e piscinas naturais formadas por arrecifes. Concentra algumas da melhores opções de hotéis em Maceió e é o ponto de encontro dos jovens.A barraca mais famosa é a Kanoa com música ao vivo, iluminação baixa, criativos drinks e petiscos.

 

Na Praia de Pajuçara a maior atração é o passeio de jangada até a piscina natural que se forma na maré baixa entre arrecifes e bancos de areia, à 02 km da costa de Maceió. Nos finais de semana, Pajuçara ganha bares flutuantes, que servem bebidas e petiscos.

 

A Praia dos Sete Coqueiros situada na ponta norte da enseada de Pajuçara, também é ponto de saída para os passeios de jangada até as piscinas naturais.

 

A Praia de Jatiúca, atrai inúmeros banhistas que buscam a tranqüilidade de suas águas. Procurada pelos amantes da pesca, e possui boas opções de hotéis em Maceió.

 

A Praia de Pratagy - bela praia com coqueiros e piscinas naturais, é também chamada de Mirante da Sereia, por abrigar uma estátua de sereia em suas areias.

 

Praia do Gunga - praia de areia branca, emoldurada por coqueiros, que avança mar adentro, unindo as águas do Rio São Miguel com o oceano.

 

Maragogi - município próximo à Maceió, onde existem praias com extensos coqueirais, e piscinas naturais.
Foz do Rio São Francisco - no encontro do Velho Chico com as águas do mar, forma-se um dos mais belos cartões postais de Alagoas.

 

Lagoa de Mundaú - é formada por um vasto manguezal pontilhado por nove ilhas. Uma grade variedade de peixes, crustáceos e moluscos fazem parte desse cenário de rara beleza.

 

Se preferir ir na contra mão e fugir do agito a 24 km ao norte poderá ter ótimas opções de praias e barracas como Hibiscus que fica num condomínio residencial na praia de ipioca. Tem redes, espreguiçadeiras entre as palmeiras. Nessa praia tem também desde 1996 um restaurante peruano Wanchako. Na cidade vizinha fica a famosa praia de Canoa Quebrada com sua falésia imponente.

 

Outra praia incrível é a Praia do Morro, uma das paisagens mais bonitas do litoral norte alagoano. A praia cheia de falésias, pedras, com mar azul e a foz do rio Camaragibe está numa centenária fazenda particular que tem uma igrejinha erguida por holandeses.

 

Dentre as diversas opções de hospedagem, destacam-se o Radisson que fica na praia de Pajuçara tem duas piscinas na cobertura, nos quartos como cortesia quitutes regionais como cocada, rapadura, sequilho. Na praia da Jatiúca ficam o Maceió Atlantic e o Jatiúca Resort. O Salinas de Maceió Beach Resort fica na praia de Ipioca. Na praia de Ponta Verde ficam o Ritz, o San Marino entre outros.

 

Além das maravilhosas praias em Maceió o turista poderá conhecer o Museu Theó Brandão que reúne peças de artesanato de várias regiões de Alagoas. Às quintas- feiras tem apresentações de grupos folclóricos.

 

Na Serra da Barriga em União dos Palmares a 80 km de Maceió fica o Parque Nacional Quilombo dos Palmares. Cercado de árvores o refúgio tem uma vista espetacular da região. Foi criado em 2006, casas dos antigos moradores foram reconstruídas com base e relatos de documentos históricos e o passeio deve ser agendado na Secretaria de Cultura.

 

Os passeios de escuna tem a duração de quatro horas contornando as nove ilhas da Lagoa Mandaú e para na Prainha. Para mergulhar em Paripueira o catamarã ancora a 2,5 km da orla nas piscinas naturais formadas na maré baixa. O passeio de barco de Caio Porto até a Praia de Gunga começa na lagoa do Roteiro na Barra de São Miguel contornando a ilha dos Caetés e passa por piscinas naturais até atracar no destino. Antes do banho do mar o Mirante do Gunga a poucos metros da entrada da praia é parada clássica e do alto tem uma das vistas mais bonitas da região.

 

As opções de compras estão na rua das Rendeiras que concentra a maioria das lojas. Tem diversas opções de renda, renascença, ponto cruz, rechelier, esculturas de barro. Outra opção é a feira de artesanato de Pajuçara tem as toalhas de mesa de fibra de coco ou de renda são as grandes atrações com sandálias e bolsas de palha, camisetas, chaveiros. O Mercado Municipal também reúne uma variedade de artesanato, temperos típicos nordestinos.