Manaus
Ir para página inicial

Os rios, os novos hotéis e um centro histórico que vai recuperando o antigo brilho , a floresta, e seus mitos  mostra como a cidade de Manaus cresce tem 1,7 milhão de habitantes e já é a oitava mais populosa do país.

 

Um dos destaques de Manaus é o teatro maravilhoso no meio da floresta. Sólido e ativo, o teatro foi inaugurado em 1896 que possibilita de qualquer lugar da platéia em formato de lira e acústica  perfeita .  Ao olhar as pinturas do teto pode se ter a impressão de estar embaixo da Torre Eiffel. Ouro, cristais de Veneza, mármore de Carrara e o salão nobre onde só é permitido a  entrada com pantufas para manutenção e conservação do piso de madeira também foram usados pra decoração do teatro. A cúpula com 36 mil peças de cerâmica nas cores da bandeira brasileira.

 

O teatro mantêm em sua programação  espetáculos regulares e em maio acontece o Festival Internacional de Ópera. Restaurado pela primeira vez em 1970 e pela segunda vez em 1990 , o teatro aproveitou a bem sucedida experiência e já se iniciou outra restauração agora no centro histórico. Algumas ruas ao redor do centro histórico foram fechadas aos veículos e as casas centenárias foram recuperadas. Surgiu o Largo de São Sebastião. O largo tem ares de pracinhas do interior com vendedores de algodão doce , bexigas, tacacá, o caldo a base de tucupi feito de raiz de mandioca , incrementado com camarão seco e jambu, comida típica amazônica. No centro histórico em março desse ano foram inaugurados o Palácio Rio Branco e o Museu Casa de Eduardo Ribeiro, todo mobiliado como uma casa manauara. O  Palácio Rio Negro abriga um centro cultural e atrás um belo jardim por onde corre o Igarapé de Manaus. O museu do Índio abriga utensílios de tribos amazônicas. Outro ponto turístico interessante de se visitar em Manaus é o Bosque da Ciência, podendo ver tanques com peixes- boi e um lago cheio de tartarugas. O turista não pode ir embora de Manaus sem fazer o passeio do encontro das águas.

 

Em 2009 o antigo quartel policial foi transformado no Palacete Provincial e se instalou o Museu de Numismática e a Pinacoteca. Está em processo final a reforma da Biblioteca Municipal. O ponto interessante dos prédios históricos de Manaus é a que a maioria não cobra entrada e conta com visitas guiadas gratuitas que não exige horário marcado e quantidade mínima de turistas.

 

Manaus tem o clima quente o ano todo alterando a freqüência das chuvas. Do fim de dezembro a julho, chove mais, é o inverno amazônico. Os rios ficam cheios e se formam os igapós, áreas inundadas. Nos outros meses as chuvas são esporádicas , o calor aumenta e os rios secam.

 

Manaus conta com cerca de 20 hotéis listados no Guia Brasil , metade foi inaugurada nos últimos 10 anos com o hotel Mercure e Park Suítes. Outros hotéis que se destacam são o Tropical considerado o melhor, Caesar Business, Blue Tree entre outros.

 

Dentre as opções de hotéis de selva estão o  Jungle Palace, Ariaú Amazon Towers, Anavilhanas Jungle Lodge que fica próximo ao Arquipélago de Anavilhanas que conta com uma praia privativa durante os meses de seca.