Toronto

Ir para página inicial

Toronto com seus cinco milhões de habitantes conta com muitos imigrantes. Você ouve pelas ruas imagens e sons do mundo todo. Fala-se de urdu a alemão, de pujanbi a espanhol, de mandarim a croata. Português do Brasil, de Portugal, de Angola, de Cabo Verde de Moçambique. Toronto tem sua Chinatown , Little Italy, Little Portugal, Little Poland, Little India , Queen Street West e um quadrilátero grego. Outras regiões da cidade não possuem identificação étnica, mas comportamental.

 

Em Chinatown surgem na paisagem letreiros e placas em mandarim, muitas lojinhas, açougues e mercearias. Pode se comprar tudo de chá verde a mochilas da Hello Kitty, de bolsas de grifes falsificadas a verduras, temperos exóticos e raízes medicinais. O grande postal de Toronto  a sete quarteirões  está a torre com seus 53 metros e 147 andares, é vista de todos os pontos da cidade como o parque Toronto Island, à beira do Lago Ontário.

 

O Little Italy e Corso Itália  são dois redutos italianos da cidade. O Corso Itália caracteriza se  pelos casarões antigos  que se tornaram cafés, restaurantes e boutiques.

 

Little Italy  é uma região turística. Localizado em um trecho charmoso e arborizado. Você pode comer uma boa massa ou pizza ao ar livre acompanhada de sangria ou cerveja de jarra. Cheia de lojinhas interessantes, ótima para comprar souveniers.

 

Little Portugal  uma área de casas antigas onde o comércio de bares e restaurantes lusitanos divide território com  os negócios de italianos e brasileiros. Os pastéis de nata portugueses e bolinhos de bacalhau das padarias já dividem espaço com as coxinhas, brigadeiros. A noite os bares são bem freqüentados e tem sua lotação em dias de jogos de futebol do campeonato europeu.

 

Queen Street West , enorme e dividida nas partes West e East tem sua face consumista marcada na área central perto da Younge Street que estão as super lojas como Nike, Mango, HeM.

 

Na parte West estão as lindas galerias de arte contemporânea e convivem com estúdios de tatuagem, sex shops, cafés de ar retro e restaurantes de comida orgânica. Os hotéis nessa região passaram por reformas milionárias.

 

Little Poland, região vizinha da badalada Queen Street West, numa área cool de Toronto. Ocupada por imigrantes eslavos tem os melhores restaurantes russos e poloneses da cidade. Tem o High Park , o maior parque da cidade com lago belíssimo.


Little India, ponto forte da região é o comércio conhecido como India Bazaar, cheio de produtos com sáris multicoloridos, bordados a mão com pedrarias e bom preço. Dentro da culinária, o destaque para o curry, tem amarelo, verde, vermelho, defumado, suave, apimentado. As lojas abrem às 13 horas.

 

The Danforth, a Greektown fica na Danforth  Avenue. Conta com sapatos de boutiques gregas espalhadas ao longo da avenida.

 

Bloor Yorkville – Os ricos e famosos da cidade , celebridades de Hollywood, em setembro quando acontece o Festival de Cinema de Toronto, gastam fortunas nas lojas da grife Bloor Street. Tem a Chanel, Gucci, Adidas, Armani, Dior, Guess, Kérastase e Puma . O bairro concentra bons museus como o Bata Shoe Museu, com acervo de sapatos digno de primeira dama indonésia, incluindo pares que pertence a Marilyn Monroe e John Lennon. Outro Museu é o Royal Ontario Museum com acervo de história natural e arqueologia.

 

Melhor época pra viajar a Toronto:  De junho a agosto é o verão e alta temporada. Acontece shows ao ar livre e as tarifas de hotéis aumentam. Em outubro as árvores ganham cores que vão do amarelo ao rubi. O inverno de dezembro a fevereiro é um dos mais rigorosos.

 

Os documentos necessários para entrada no país são visto de turista que é necessário preencher um formulário, apresentar duas fotos 3x5 recentes, cópia da carteira de identidade, passaporte atual e os antigos, holerith, imposto de renda. Para o visto de visitante com uma única entrada o valor é de R$ 125,00 e para múltiplas entradas é de R$ 250,00. Em caso de dúvida contate o Consulado Geral do Canadá ( 11 5509-4343).